Campanha orienta sobre preven??o do c?ncer do colo do uterino
Quarta-feira, 09 de dezembro de 2009
Última Modificação: // | Visualizada 548 vezes
Ouvir matéria
Por intermédio da Secretaria da Saúde, o Governo Municipal de Barbosa Ferraz desencadeou uma campanha de prevenção e controle do Câncer do colo do uterino e com um diferencial: O atendimento das trabalhadoras do comércio e do corte de cana fora do horário de expediente, com a coleta de material e reuniões para orientação.O trabalho, coordenado pela enfermeira Carla Luciane Tavares, foi realizado entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, com atendimento no Centro de Saúde (das 18h00 às 21h00) e na Clínica da Mulher e da Criança. Neste período foram atendidas 154 mulheres, com exame preventivo (Papanicolau), além de palestras sobre auto-exame da mama (prevenção do câncer de mama), planejamento familiar e DST/HIV/AIDS.O câncer de colo do útero, a parte inferior e mais estreita do útero, pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em mulheres acima de 40 anos. Algumas vezes, as células da superfície do colo do útero têm aparência normal, mas não são cancerosas. Essas anormalidades são o primeiro passo de uma série de mudanças que levarão ao aparecimento do câncer alguns anos depois. Ou seja, algumas anormalidades são pré-cancerosas.Causas - Foram identificados alguns fatores de risco que aumentam a chance de as células do colo do útero se tornarem anormais ou cancerosas. Acredita-se que, em muitos casos, o câncer de colo do útero se desenvolva dois ou mais dos seguintes fatores atuam juntos:
Ter história de infecção pelo HPV (vírus papiloma humano). Existem vários tipos desse vírus. Alguns deles colocam a mulher sob mais risco do que outros. (Nota: nem todas as mulheres que são infectadas pelo HPV desenvolvem câncer de colo de útero, e o vírus não está presente em todas as mulheres que têm câncer).
Ter tido vida sexual ativa e frequente antes dos 18 anos de idade. Ter múltiplos parceiros sexuais. Quanto maior o número de parceiros, maior o risco.