Segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Última Modificação: 20/02/2017 16:04:17 | Visualizada 962 vezes
Ouvir matéria
A partir desta sexta-feira, 22/10, o município de Barbosa Ferraz já conta com o Samu – Serviço móvel de urgência em saúde.
Com a base em Barbosa Ferraz, no mesmo prédio do Hospital Municipal, será uma ambulância e três equipes completas para atender 24 horas os serviços de urgência através do telefone 192.
O secretário de saúde de Barbosa Ferraz Marcio Fukuro informou que na região Noroeste 85 municípios são participantes do consórcio do Samu, com várias bases na região, e na imediata necessidade qualquer unidade pode ser deslocada para o atendimento rápido nos locais onde precisarem do serviço de emergência.
Com o inicio do serviço, a situação no atendimento de emergências médicas vai proporcionar um serviço de qualidade aos pacientes. A equipe também é composta por enfermeiro e um médico que deve acompanhar a ambulância nos atendimentos no local da solicitação, prestando ali os primeiros procedimentos ao paciente.
As pessoas que ligarem ao telefone 192 devem saber que o atendimento realizado pelo Samu é emergencial, não se aplica a encaminhamentos para consultas ou alta de pacientes. É um trabalho realizado por uma equipe de profissionais de saúde em situações emergências onde ocorre: dor de aparecimento súbito; situação de intoxicação e envenenamento; queimaduras graves; trabalho de parto com risco de morte da mãe ou do feto; queda acidental; crises convulsivas, acidente de trânsito com atropelamento, traumas, perda da consciência e sangramentos.
Governo Municipal falou da importância do inicio do serviço. “Estávamos aguardando ansiosos para o inicio dos trabalhos do Samu, pois será de grande importância para a população e vai garantir o atendimento rápido. O governo da presidenta Dilma tem nos ajudado muito na área da saúde e esta é mais uma conquista para todos”. Disse Governo Municipal
Como funciona
O (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.
24 horas
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Criado em 2003, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) tem ajudado a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.
Fonte: Assessoria de Imprensa
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC - PNAB 005/2024
Av. Presidente Kennedy, 363
(44) 3275-1177 / (44) 3275-1377
administracao@barbosaferraz.pr.gov.br
WebMail
REDES SOCIAIS
Última atualização do site: 19/11/2024 17:14:33